Avançar para o conteúdo
Início » Sou obrigado a pagar a franquia do carro que bati?

Sou obrigado a pagar a franquia do carro que bati?

Quando nos envolvemos em um acidente de carro, uma das primeiras preocupações que surgem é sobre quem será responsável pelo pagamento da franquia do seguro. É comum questionar se o causador do acidente é obrigado a arcar com esse custo. A verdade é que sim, o culpado pelo acidente é obrigado a pagar a franquia do seguro auto.

Independentemente de o motorista ter um seguro ou não, a responsabilidade pelo pagamento da franquia recai sobre quem causou o acidente. Se o motorista culpado possui um seguro auto, ele deverá contatar sua seguradora e acionar sua cobertura para arcar com os custos da franquia.

É importante ressaltar que a franquia é uma parte do valor do prejuízo que fica a cargo do segurado. Portanto, se você foi o responsável pelo acidente e possui um seguro, é necessário estar ciente de que terá que pagar a franquia correspondente ao conserto do veículo.

No entanto, caso o motorista culpado não tenha um seguro auto, a situação pode se tornar mais complicada. Nesse caso, ele ainda será responsável por cobrir os prejuízos causados, incluindo o pagamento da franquia do seguro do veículo que foi atingido.

Diante disso, é fundamental agir de forma responsável em situações de acidente de trânsito. Além de cumprir com suas obrigações legais, isso contribui para a segurança e bem-estar de todos os envolvidos.

(Resposta: sim, o culpado pelo acidente é obrigado a pagar a franquia do seguro auto.)