Avançar para o conteúdo
Início » Quando não precisa pagar a franquia do seguro?

Quando não precisa pagar a franquia do seguro?

As apólices de seguro podem apresentar diversas condições e termos, variando conforme a seguradora e o tipo de cobertura contratada. No entanto, há situações comuns em que não é necessário pagar a franquia. Uma delas é quando ocorre um acidente com perda total do veículo segurado. Nesse caso, a seguradora assume a responsabilidade total e o segurado fica isento do pagamento da franquia.

Outra circunstância em que o pagamento da franquia pode ser dispensado é quando há danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado considerado culpado pelo acidente. Nessa situação, a seguradora pode arcar com os custos sem a necessidade de cobrar a franquia do segurado.

Além disso, caso o veículo seja roubado ou furtado e não seja encontrado pelas autoridades, o segurado geralmente não precisa pagar a franquia. A perda total do veículo nessas circunstâncias geralmente isenta o segurado do pagamento da franquia.

É importante ressaltar que essas são apenas algumas das situações em que o pagamento da franquia pode ser dispensado. As condições exatas podem variar de acordo com a apólice de seguro contratada e é fundamental consultar os termos do contrato para entender os direitos e responsabilidades do segurado em cada caso específico.

(Resposta: O pagamento da franquia do seguro pode não ser necessário em casos de perda total do veículo, danos a terceiros comprovadamente causados pelo segurado e roubo ou furto do veículo não recuperado.)