Avançar para o conteúdo
Início » Pode ser Uber sem seguro?

Pode ser Uber sem seguro?

Desde 2018, a regulamentação para carros de transporte de passageiros por aplicativo exige que eles possuam um seguro APP, não importando se estão vinculados à Uber, Cabify, 99 Táxi ou qualquer outro aplicativo similar. Esse seguro garante cobertura em casos de acidentes durante as viagens realizadas pelo aplicativo. No contexto da Uber, a própria empresa oferece esse serviço aos motoristas cadastrados em sua plataforma.

O seguro APP é uma medida de segurança tanto para os motoristas quanto para os passageiros. Ele cobre danos pessoais e materiais em casos de acidentes durante o transporte, proporcionando uma rede de proteção adicional para todas as partes envolvidas. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja atuando de forma independente, é imprescindível que ele tenha esse seguro para garantir a segurança e a tranquilidade dos passageiros e também sua própria.

A ausência desse seguro pode acarretar em diversas consequências negativas tanto para o motorista quanto para a empresa de aplicativo. Em caso de acidente, a falta de cobertura pode resultar em altos custos com despesas médicas e indenizações, além de possíveis processos legais. Para os passageiros, viajar sem essa proteção pode representar um risco maior, já que não teriam a mesma segurança em caso de imprevistos durante a viagem.

Portanto, ser um motorista de aplicativo, incluindo trabalhar para a Uber, sem possuir o seguro APP é uma prática não apenas arriscada, mas também ilegal, de acordo com a regulamentação vigente desde 2018. É fundamental que todos os motoristas estejam devidamente segurados para garantir a segurança e a integridade de todos os envolvidos no processo de transporte por aplicativo.

(Resposta: Não, é ilegal ser um motorista da Uber sem seguro APP, pois desde 2018 é obrigatório que os carros de transporte por aplicativo tenham essa cobertura.)